ARQUITETURA DOS COMPUTADORES
Qual a importância dos dispositivos de Entrada e Saída para os computadores?
Qual a importância dos dispositivos de Entrada e Saída para os computadores?
Os dispositivos de entrada e saída de dados são de suma importância pois qualquer informação que deva entrar ou sair do computador será feita através deles.
Dentre os dispositivos de entrada podemos citar: teclado, mouse, câmera, digitalizador.
Os dispositivos de saída podem ser: monitor, impressora, saída de som, por exemplo.
O dispositivo de entrada padrão é o teclado, enquanto que a saída padrão é o monitor. Isto significa que sempre que não for explicitamente especificado, um programa tentará ler do teclado e escrever para o monitor.
O que são as memórias dos computadores?
Em informática, memória são todos os dispositivos que permitem a um computador guardar dados, temporariamente ou permanentemente. Memória é um termo genérico para designar componentes de um sistema capazes de armazenar dados e programas.
Como se localiza uma informação na memória principal do computador?
Uma memória é logicamente organizada em palavras. Uma palavra é uma unidade lógica de informação consistindo de um número de bits (digamos 4, 8, 16, 32 ou 64 bits; lembrando de que um bit é um dígito binário que toma o valor 0 ou 1). Um microprocessador pode requisitar dados de 8 bits. Nesse caso, o tamanho normal da palavra para um microprocessador de 8 bits é, portanto, oito bits; isto é, a memória para um microprocessador de 8 bits é logicamente estruturada em palavras de 8 bits. Há microprocessadores, como o Pentium, que podem requisitar dados de 64 bits e aí, a memória para esse microprocessador deve ser logicamente organizada em palavras de 64 bits.
O agrupamento de 8 bits é chamado byte; o agrupamento de 4 bits é chamado de nibble. O tamanho da palavra para um microprocessador de 8 bits é, portanto, um byte. Semelhantemente, para um processador de 64 bits, é necessária uma palavra de memória com comprimento de oito bytes.
Quais os tipos de memória que são utilizados pelos computadores e porque eles não utilizam apenas um tipo de memória?
Basicamente são dois tipos de memórias que existem: memórias voláteis, isto é, perdem seus dados com ausência de energia, como a memória cache, registradora, memória de acesso aleatória (RAM). As memórias flash, disco rígido (HD), são memórias não voláteis, isto é, não perdem seus dados na ausência de energia.
- Memória principal: "também chamadas de memória real, são memórias que o processador pode endereçar diretamente, sem as quais o computador não pode funcionar. Estas fornecem geralmente uma ponte para as secundárias, mas a sua função principal é a de conter a informação necessária para o processador num determinado momento; esta informação pode ser, por exemplo, os programas em execução. Nesta categoria insere-se a RAM,que é uma memória de semicondutores, volátil, com acesso aleatório, isto é, palavras individuais de memória são acessadas diretamente, utilizando uma lógica de endereçamento implementada em hardware. Também pode-se compreender a Memória ROM (não volátil), registradores e memorias cache".
- Memória secundária: chamadas de “memórias de armazenamento em massa”, para armazenamento permanente de dados. Não podem ser endereçadas diretamente, a informação precisa ser carregada em memória principal antes de poder ser tratada pelo processador. Não são estritamente necessárias para a operação do computador. São não-voláteis, permitindo guardar os dados permanentemente. Como memórias externas, de armazenamento em massa, podemos citar os discos rígidos como o meio mais utilizado, uma série de discos óticos como CDs e DVDs e Blu-Rays, disquetes e fitas magnéticas.
O que é a memória virtual e qual a sua função?
Os arquivos de paginação nada mais são do que um espaço no disco rígido reservado para ajudar a armazenar os dados da memória RAM quando ela está cheia. É uma forma de estender a quantidade de memória para os dados temporários utilizados pelos aplicativos em execução sem que você precise fazer um upgrade de hardware.
O que é a memória ROM e qual a sua função?
ROM é a sigla para Read Only Memory (memória somente de leitura). Já pelo nome, é possível perceber que esse tipo de memória só permite leitura, ou seja, suas informações são gravadas pelo fabricante uma única vez, não sendo possível apagar ou editar nenhuma informação, somente acessar a mesma.
O que é o processador e qual a sua função?
Um processador é uma espécie de microchip especializado. A sua função é acelerar, endereçar, resolver ou preparar dados, dependendo da aplicação. Basicamente, um processador é uma poderosa máquina de calcular: Ela recebe um determinado volume de dados, orientados em padrão binário 0 e 1 e tem a função de responder a esse volume, processando a informação com base em instruções armazenadas em sua memória interna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário